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Título: EM BUSCA DO SENTIDO PERDIDO: EXPRESSÕES LITERÁRIAS DA QUEDA DA EXPERIÊNCIA MODERNA NO PENSAMENTO DE WALTER BENJAMIN
Autor: MARCELA FIGUEIREDO CIBELLA DE OLIVEIRA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  KATIA RODRIGUES MURICY - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 15288
Catalogação:  24/02/2010 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=15288@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=15288@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.15288

Resumo:
Tendo como ponto de partida a passagem da narrativa tradicional para o romance no advento da modernidade, tal como analisado por Walter Benjamin em especial no ensaio O narrador, este texto pretende investigar expressões literárias do processo de queda da experiência coletiva, que se deu com o surgimento da burguesia e das sociedades industrializadas no final do século XIX. Para tanto, será trabalhado o conceito benjaminiano de experiência (Erfahrung) e seu declínio na modernidade, bem como sua substituição pela vivência (Erlebnis), uma vez que o sentido da vida deixou de ser dado imediatamente na coletividade. No âmbito das formas artísticas, o romance teria se fixado, então, como um meio para a busca do sentido perdido a partir de uma perspectiva individual. Fazem parte desta trajetória as análises que Benjamin fez sobre a poesia lírica de Baudelaire, sobre o romance Em busca do tempo perdido de Proust e, ainda, sobre as noções de alegoria, memória, lembrança e morte. Os fragmentos de Infância em Berlim por volta de 1900 vêm compor, junto à Recherche proustiana, uma oportunidade de pensar o problema do tempo e discutir a possibilidade de uma construção da experiência na escrita.

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CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT E SUMÁRIO  PDF
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CAPÍTULO 2  PDF
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