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Título: A ELABORAÇÃO DE APOSTILAS PARA A AULA DE LEITURA EM INGLÊS: UM ESTUDO DE CASO
Autor: JACQUELINE GOMES VICENTE
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  BARBARA JANE WILCOX HEMAIS - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 15194
Catalogação:  18/02/2010 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=15194@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=15194@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.15194

Resumo:
No contexto escolar no Brasil, destaca-se a compreensão leitora como um objetivo de ensino. No processo de ensino-aprendizagem, essa habilidade vem sendo identificada com a noção de que o aluno se apropria de gêneros textuais encontrados no material didático utilizado. Em muitas situações de ensino, por falta de livro didático adequado, o material é elaborado por professores da instituição, e toma a forma de apostilas, nas quais é comum utilizar gêneros textuais. As decisões sobre o uso de gêneros nesses casos dependem da visão que o autor do material tem sobre o alunado e sobre a natureza do processo de ensino-aprendizagem. O objetivo do presente trabalho é investigar uma série de apostilas destinadas ao ensino de leitura em língua inglesa para alunos do terceiro ano do ensino médio em um colégio da rede pública, enfocando a presença de gêneros, e mais especificamente, o gênero artigo de jornal, sendo este o mais presente nas apostilas examinadas. O estudo procura identificar de que forma o conceito de gêneros é abordado pelo autor e qual o papel dos gêneros na proposta de ensino. Para atingir este objetivo, faço a revisão da literatura sobre gêneros, especialmente, a noção adotada por Dolz & Schneuwly (2004), e sobre a abordagem instrumental à leitura. O estudo se detém nos enunciados propostos pelo autor do material, sendo que se pressupõe que os enunciados assinalam a direção da tarefa, seja para conteúdo, estrutura ou outro aspecto do trabalho com gêneros. A metodologia de pesquisa se desenvolve em duas partes. Uma é a análise dos conteúdos, na proposta de Ramos (2004), da formatação das apostilas, e dos enunciados nas tarefas. A segunda parte da metodologia é constituída de duas entrevistas com o autor das apostilas, sobre o processo de elaboração do material, os objetivos pedagógicos e a metodologia do autor, além de sua visão de gêneros como norte para a confecção de material didático. Pela análise das entrevistas, pode-se dizer que a noção de gênero é vista como oferecendo pouca base para o ensino. Pela análise das apostilas, pode-se observar que o material destaca a fase do detalhamento dos tópicos. Porém, a fase de aplicação (Ramos, 2004), onde o aluno poderia se apropria do gênero estudado, não é recorrente nas tarefas elaboradas pelo autor.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
CAPÍTULO 6  PDF
CAPÍTULO 7  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS  PDF
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