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Coleção Digital
Título: OS CINEMATOGRAPHOS DE JOÃO DO RIO: A CRÔNICA-REPORTAGEM E A CINEMATOGRAFIA DAS LETRAS Autor: ALINE DA SILVA NOVAES
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
RENATO CORDEIRO GOMES - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 15147
Catalogação: 09/02/2010 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=15147@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=15147@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.15147
Resumo:
Título: OS CINEMATOGRAPHOS DE JOÃO DO RIO: A CRÔNICA-REPORTAGEM E A CINEMATOGRAFIA DAS LETRAS Autor: ALINE DA SILVA NOVAES
Nº do Conteudo: 15147
Catalogação: 09/02/2010 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=15147@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=15147@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.15147
Resumo:
Esta dissertação volta-se para o estudo da coluna Cinematographo, publicada
semanalmente de 11 de agosto de 1907 a 19 de dezembro de 1910 na Gazeta de
Notícias, e do livro homônimo (1909), produções de Paulo Barreto. Tendo em vista
que o livro não é simplesmente a reunião de textos publicados na coluna, como
parece ser em um primeiro momento, a pesquisa deseja refletir sobre a não inserção
de tais colunas no livro homônimo. Uma tentativa de compreensão e, sobretudo,
averiguação da questão do suporte que se torna marca da diferença do que o escritor
acredita ser jornal e do que pretende seja arte. Neste sentido, revela-se uma
concepção de livro que transcende a matéria meramente jornalística e a cultura de
massa, pois, com a mudança de suporte, as crônicas escolhidas se afastam da
efemeridade dos jornais e se tornam arte. Acredita-se que, desta forma, além de
analisar as representações da capital federal na coluna durante uma época de grandes
transformações, será possível estudar a organização do volume Cinematographo e
suas relações com as crônicas publicadas no jornal, para também verificar que a
mudança de suporte material – do jornal para o livro – altera os seus significados.
Trata-se, assim, de compreender uma cinematografia das letras.