XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: CONFINAMENTO E ANORMALIDADE: UMA ANÁLISE SOBRE AS ESPECIFICIDADES DA INSTITUCIONALIZAÇÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM DEFICIÊNCIA Autor: MARCELLO RORIZ DE QUEIROZ
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
IRENE RIZZINI - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 15054
Catalogação: 27/01/2010 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=15054@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=15054@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.15054
Resumo:
Título: CONFINAMENTO E ANORMALIDADE: UMA ANÁLISE SOBRE AS ESPECIFICIDADES DA INSTITUCIONALIZAÇÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM DEFICIÊNCIA Autor: MARCELLO RORIZ DE QUEIROZ
Nº do Conteudo: 15054
Catalogação: 27/01/2010 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=15054@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=15054@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.15054
Resumo:
A análise do processo de institucionalização de crianças e adolescentes
com deficiência passa pela identificação de suas especificidades. Ao mesmo
tempo em que se aproxima da história das medidas assistenciais voltadas às
crianças em situação de vulnerabilidade social, a institucionalização da infância
com deficiência seguiu caminhos mais complexos e sinuosos. A condição de
deficiente atribuiu historicamente novos sentidos às medidas assistenciais,
fazendo com que o processo de institucionalização tivesse uma dupla função:
abrigo e espaço de tratamento. Por essa razão, as especificidades da
institucionalização de crianças com deficiência devem ser compreendidas na
interseção histórica entre as políticas assistenciais voltadas à infância desvalida e
o processo de ascensão da ciência psiquiátrica. A influência da história da
psiquiatria, na construção dos sentidos atribuídos à institucionalização da infância
com deficiência, é aqui considerada a partir dos princípios que nortearam a
ascensão do saber psiquiátrico no século XIX, que, da Europa, influenciaram a
medicina mental brasileira. O caráter inédito deste estudo está na análise desta
influência a partir dos eixos norteadores da síntese asilar psiquiátrica, segundo a
sistematização proposta por Robert Castel. A aplicação deste esquema analítico ao
cenário da institucionalização da infância com deficiência utiliza como parâmetros
de demonstração os resultados da pesquisa Do confinamento ao acolhimento:
mudando a prática de institucionalização de crianças e adolescentes com
deficiência no Estado do Rio de Janeiro (CIESPI/ Ministério da Saúde-
2006/2008).
Descrição | Arquivo |
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT E SUMÁRIO | |
CAPÍTULO 1 | |
CAPÍTULO 2 | |
CAPÍTULO 3 | |
CAPÍTULO 4 | |
CAPÍTULO 5 | |
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS |