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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: A FORMA COMO FUNDAMENTO NO DESIGN: PERMANÊNCIAS E ALTERAÇÕES Autor: LUCIANA MONTENEGRO DA SILVA PEREIRA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
DENISE BERRUEZO PORTINARI - ORIENTADOR
JOAO DE SOUZA LEITE - COORIENTADOR
Nº do Conteudo: 14695
Catalogação: 04/12/2009 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=14695@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=14695@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.14695
Resumo:
Título: A FORMA COMO FUNDAMENTO NO DESIGN: PERMANÊNCIAS E ALTERAÇÕES Autor: LUCIANA MONTENEGRO DA SILVA PEREIRA
JOAO DE SOUZA LEITE - COORIENTADOR
Nº do Conteudo: 14695
Catalogação: 04/12/2009 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=14695@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=14695@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.14695
Resumo:
Este trabalho resulta de um estranhamento frente aos discursos de
denegação da forma no design, originários do próprio campo e da observação da
recorrência de dois fatores em seu percurso constitutivo (considerando a
cronologia clássica ocidental): as discussões em torno da forma e ela própria. O
objetivo é identificar uma possível rede de conceitos e fatores que orientam
atualmente a forma no design e estabelecer reflexão crítica fortalecendo uma via
de reflexão para o entendimento do campo, por meio do que é mais concreto e
resistente no design: a forma - entendida neste trabalho como aparência visual,
aspecto exterior de uma materialidade artificial (construída pelo homem) como
resultado de um processo (de configuração) que considera inúmeros aspectos
(objetivos e subjetivos). Para isso são examinadas argumentações, enunciados de
agentes críticos e de agentes configuradores do meio material (arquitetura, artes,
ênfase no design) que sustentaram, validaram ou difamaram a produção formal no
design. A linearidade temporal auxilia a organização da narrativa e conduz a
exposição dos enunciados, mas não de maneira impositiva ou rígida, já que eles
podem ser deslocados de seu tempo, aproximados a outros por modos de pensar
a forma e são examinados em relação à tradição teórica (hipóteses, conceitos e
premissas), considerando ainda os contextos culturais, sociais e ambientais diante
do qual encontram sua legitimidade (ou não). Críticas, análises e argumentações
de teóricos (independente da localização temporal), sobre o conteúdo dos
enunciados tratados aqui, também constituem o trabalho e subsidiam a reflexão
em torno do tratamento dado à forma.
Descrição | Arquivo |
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT E SUMÁRIO | |
CAPÍTULO 1 | |
CAPÍTULO 2 | |
CAPÍTULO 3 | |
CAPÍTULO 4 | |
CAPÍTULO 5 | |
CAPÍTULO 6 | |
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS |