XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: SONHANDO COM O IDEAL, PISANDO NO REAL, FAZENDO O POSSÍVEL: TRABALHO E VIDA DE PROFESSORES COMPROMETIDOS COM A PROFISSÃO DOCENTE HÁ MAIS DE 30 ANOS Autor: CRISTINA SPOLIDORO FREUND
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
MENGA LUDKE - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 14516
Catalogação: 28/10/2009 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=14516@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=14516@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.14516
Resumo:
Título: SONHANDO COM O IDEAL, PISANDO NO REAL, FAZENDO O POSSÍVEL: TRABALHO E VIDA DE PROFESSORES COMPROMETIDOS COM A PROFISSÃO DOCENTE HÁ MAIS DE 30 ANOS Autor: CRISTINA SPOLIDORO FREUND
Nº do Conteudo: 14516
Catalogação: 28/10/2009 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=14516@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=14516@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.14516
Resumo:
Esta pesquisa investigou a vida e o trabalho de professores que há mais de
30 anos se mostram comprometidos com a profissão docente e se consideram bem
realizados nela. A pesquisa procura compreender, por meio de depoimentos
colhidos em entrevistas semi-estruturadas, os fatores que contribuíram para que
esses professores chegassem a um estágio avançado na carreira, demonstrando
não apenas satisfação e entusiasmo com seu trabalho, como também
comprometimento e preocupação com o aprendizado de seus alunos. A partir dos
trabalhos de Esteve sobre o mal-estar docente, e de pesquisas (UNESCO, Tenti
Fanfani, CNTE, Lapo e Bueno, Marchesi, Day) abordando a condição docente,
ressaltou-se a importância da indagação sobre aspectos que propiciam o bem-estar
dos professores. Com a ajuda de informantes privilegiados, foram selecionados
dez profissionais que atendessem aos seguintes critérios: encontrarem-se
entusiasmados em seu trabalho e atentos ao aprendizado dos alunos, terem 30
anos ou mais de experiência docente, estarem ainda em regência de turmas do
segundo ciclo do Ensino Fundamental ou do Ensino Médio, preferencialmente em
escola pública. A análise dos depoimentos dialogou com vários autores, dentre os
quais Esteve, Huberman, Lüdke, Charlot, Tardif e Lessard, Tenti Fanfani,
Contreras, Dubar. As análises buscaram elucidar como a opção pela profissão
docente, a formação inicial, a entrada na carreira, a trajetória profissional dos
professores, as concepções sobre a função do professor e sobre o ensino
influenciam seu sentimento de realização profissional. Buscou-se identificar
mudanças e permanências nas identidades e estratégias de trabalho desses
docentes, além dos fatores que contribuem para facilitar ou dificultar seu trabalho.
Os professores entrevistados encontram-se muito comprometidos com a sua
função e realizados na profissão. Vivenciam as dificuldades como desafios que os
impulsionam na busca de soluções inovadoras. O exercício de diferentes funções
docentes contribuiu para ampliar sua visão sobre a escola e sua função. E cada um
foi escolhendo, dentre as trajetórias possíveis, as que melhor atendiam a suas
aspirações. Ao mesmo tempo em que se individualizaram, não se isolaram,
buscando parcerias para um trabalho conjunto, quer com pares dentro das
instituições, quer com profissionais fora da escola, em universidades, sindicatos
ou associações de docentes. Sua competência se alimenta dessas parcerias e de sua
busca constante pelo saber, pautada tanto numa postura de ser aprendente, como
através de uma formação continuada constante. Construíram boas relações com os
alunos e tentam mobilizá-los para o prazer de aprender.
Descrição | Arquivo |
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT E SUMÁRIO | |
CAPÍTULO 1 | |
CAPÍTULO 2 | |
CAPÍTULO 3 | |
CAPÍTULO 4 | |
CAPÍTULO 5 | |
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS |