$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC |



Título: PODE HOJE A PARÓQUIA SER UMA COMUNIDADE ECLESIAL? RENOVAÇÃO DA INSTITUIÇÃO PAROQUIAL NO CONTEXTO URBANO
Autor: JOAO FERNANDES REINERT
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  MARIO DE FRANCA MIRANDA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 13328
Catalogação:  07/04/2009 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=13328@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=13328@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.13328

Resumo:
Grandes são os desafios urbanos para a Igreja na atualidade, que não tem acompanhado o ritmo da atual mudança de época. A paróquia, instituição mais elementar da Igreja, é a configuração eclesial que mais sente de perto os efeitos da nova sensibilidade sociocultural-religiosa, fortemente marcada pelo individualismo e pela subjetividade. Está coloca em xeque todo o edifício paroquial: os pressupostos pastorais, os métodos de evangelização, além de protestar veementemente contra a exagerada burocratização reinante na Igreja. A crise paroquial é inevitável! Cada vez menos ela consegue ser o lugar da vida comunitária eclesial para o homem urbano. Resgatar o espírito comunitário da paróquia é uma necessidade e uma urgência, o que não será possível sem mudanças profundas em suas estruturas. Não menos urgente é a mudança de mentalidade dos que estão à frente da paróquia. Autoritarismo e centralismo são não apenas posturas contrárias ao Evangelho, como também impedem a concretização da comunidade eclesial. Pistas de renovação da paróquia apontam para o acento à pessoa, na valorização de suas aspirações, dons e carismas. As normas, a instituição, o Direito Canônico não podem sufocar a realidade maior que é o humano. Na mesma perspectiva, a formação de pequenas comunidades, a exemplo das novas comunidades eclesiais, nas quais a partilha, convívio e o conhecimento mútuo são muito mais intensos, deve ser a opção fundamental da reforma paroquial. Novas formas de presença da paróquia no mundo urbano exige, antes de mais nada, o resgate do espírito missionário, com ousadia e criatividade.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT E SUMÁRIO  PDF
INTRODUÇÃO  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui