$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC |



Título: LIBRAS E PORTUGUÊS EM JOGO: DESIGN E ARTE EM PARCERIA
Autor: MARIA APARECIDA PIMENTA BERNABO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  RITA MARIA DE SOUZA COUTO - ORIENTADOR
NILTON GONCALVES GAMBA JUNIOR - COORIENTADOR

Nº do Conteudo: 12989
Catalogação:  29/01/2009 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12989@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12989@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.12989

Resumo:
A presente pesquisa tem como objeto de estudo o sujeito surdo em situação de ensino e construção de conhecimento, e com o objetivo de fundamentar, segundo as concepções contemporâneas da Arte e Educação e do Design, o projeto Multi-Trilhas. Este projeto foi desenvolvido no Laboratório de Pedagogia do Design como ferramenta didático-pedagógica, sob a idéia do Design em Parceria. A dissertação apresenta estudos e reflexões sobre estes campos de conhecimento com o objetivo de encontrar caminhos e intercâmbios, assim como romper fronteiras em busca da consolidação de uma relação interdisciplinar. A síntese dos conceitos contemporâneos dos campos do Design e da Arte, com vistas às expectativas atuais da Educação, revela-se no corpo e no sentido do material construído em forma de jogo, em suas duas versões: concreta e multimídia. Em ambas as versões, as estratégias utilizadas colocam em evidência a fundamental participação dos usuários - professores e alunos - propiciando em seu uso, seja da forma ou do conteúdo, reconstrução e resignificação constantes.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui