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Título: IDENTIDADE E IDENTIFICAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES: UM ESTUDO DE CASO SOBRE A GESTÃO DESTES CONCEITOS EM UMA EMPRESA DE CONSULTORIA E OUTSOURCING
Autor: THIAGO TONELI CHAGAS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  JOSE ROBERTO GOMES DA SILVA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 12481
Catalogação:  13/11/2008 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12481@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12481@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.12481

Resumo:
Nesta dissertação, procura-se analisar a forma como as organizações estabelecem suas identidades e de que maneira reforçam a identificação de seus funcionários com ela. Para tal, são estudados os conceitos de identidade e identificação organizacionais, suas ligações com as múltiplas forças que influenciam o comportamento dos indivíduos na empresa (identidades individuais) e os desafios de implementação de uma identificação eficiente, a fim de proporcionar uma gestão eficaz das relações da firma com seus funcionários. A pesquisa é baseada em um estudo de caso que possui, como cenário principal, uma empresa que vende serviços de consultoria e outsourcing. Foram realizadas 16 entrevistas, oito em cada uma dessas áreas de negócio. O foco da análise se concentra na maneira como a organização estabelece a sua identidade e facilita a identificação dos indivíduos nessas duas relações de trabalho. Os resultados apontam para a eficácia das ações organizacionais, uma vez que os empregados estão orgulhosos, otimistas, seguros e confiantes com suas carreiras dentro da companhia e apresentam um alto comprometimento e uma alta identificação com os valores, princípios, crenças, filosofias e objetivos da mesma. Verifica-se que, em grande parte, essa visão positiva se fundamenta na transparência dos discursos da empresa com relação ao gerenciamento de pessoas. Observa- se, ainda, a importância da gestão dessas expectativas, visto que possibilita um melhor alinhamento dos diversos contratos psicológicos existentes, de modo a permitir o sucesso da organização no competitivo mercado em que se encontra.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
CAPÍTULO 6  PDF
CAPÍTULO 7  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E APÊNDICES  PDF
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