XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: A LENDA ARREPIADORA: UM ESTUDO ANTROPOLÓGICO DA RENÚNCIA A PARTIR DA BIOGRAFIA DE ANTONIO VICENTE MENDES MACIEL Autor: ELVIA HELENA ISER
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
ROBERTO AUGUSTO DAMATTA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 12449
Catalogação: 05/11/2008 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12449@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12449@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.12449
Resumo:
Título: A LENDA ARREPIADORA: UM ESTUDO ANTROPOLÓGICO DA RENÚNCIA A PARTIR DA BIOGRAFIA DE ANTONIO VICENTE MENDES MACIEL Autor: ELVIA HELENA ISER
Nº do Conteudo: 12449
Catalogação: 05/11/2008 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12449@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12449@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.12449
Resumo:
A renúncia é tema clássico e, portanto recorrente nos
estudos sócioantropológicos.
O objetivo deste trabalho é mapear as especificidades de um
renunciante modelar brasileiro. O trabalho propõe-se
utilizar as duas versões da
biografia de Antonio Vicente Mendes Maciel, aquele que
ficou conhecido na
história do conflito de Canudos como Antonio Conselheiro,
ambas transcritas
na obra clássica de Euclides da Cunha, Os sertões. Nosso
alvo é contrastar as
duas versões no intuito de discutir em detalhe as dimensões
sociais e ideológicas
que a sociedade local ressalta para que um dos seus membros
seja obrigado a
abandoná-la, transformando-se num ser individualizado: num
indivíduo fora-do-mundo.
Uma entidade sociológica que, como renunciador, morre
socialmente
para sua sociedade, mas renasce numa coletividade marginal
e paralela.