XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: RUMO À MANIPULAÇÃO DIRETA ESPACIAL DE OBJETOS VIRTUAIS 3D USANDO RASTREAMENTO BASEADO EM VISÃO E NO RECONHECIMENTO DE GESTOS DE MÃOS SEM MARCADORES Autor: SINISA KOLARIC
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
MARCELO GATTASS - ORIENTADOR
ALBERTO BARBOSA RAPOSO - COORIENTADOR
Nº do Conteudo: 12443
Catalogação: 03/11/2008 Idioma(s): INGLÊS - ESTADOS UNIDOS
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12443@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12443@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.12443
Resumo:
Título: RUMO À MANIPULAÇÃO DIRETA ESPACIAL DE OBJETOS VIRTUAIS 3D USANDO RASTREAMENTO BASEADO EM VISÃO E NO RECONHECIMENTO DE GESTOS DE MÃOS SEM MARCADORES Autor: SINISA KOLARIC
ALBERTO BARBOSA RAPOSO - COORIENTADOR
Nº do Conteudo: 12443
Catalogação: 03/11/2008 Idioma(s): INGLÊS - ESTADOS UNIDOS
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12443@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12443@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.12443
Resumo:
A necessidade de executar manipulações espaciais (como
seleção, deslocamento, rotação, e escalamento) de objetos
virtuais 3D é comum a muitos tipos de aplicações do
software, inclusive aplicações de computer-aided design
(CAD), computer-aided modeling (CAM) e aplicações de
visualização científica e de engenharia. Neste trabalho é
apresentado um protótipo de aplicação para manipulação de
objetos virtuais 3D utilizando movimentos livres de mãos e
sem o uso de marcadores, podendo-se fazer gestos com uma ou
duas mãos. O usuário move as mãos no volume de trabalho
situado imediatamente acima da mesa, e o sistema integra
ambas as mãos (seus centróides) no ambiente virtual que
corresponde a este volume de trabalho. As mãos são
detectadas e seus gestos reconhecidos usando o método
de detecção de Viola-Jones. Tal reconhecimento de gestos é
assim usado para ligar e desligar modalidades da
manipulação. O rastreamento 3D de até duas mãos é então
obtido por uma combinação de rastreamento 2D chamado flocks-
of-KLT-features e reconstrução 3D baseada em triangulação
estéreo.