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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: O SABER E O CREDO: OS INTELECTUAIS CATÓLICOS E A DOUTRINA DA ESCOLA NOVA (1924-1940) Autor: BERNADETE DE LOURDES STREISKY STANG
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
ANA WALESKA POLLO CAMPOS MENDONCA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 12385
Catalogação: 21/10/2008 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12385@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12385@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.12385
Resumo:
Título: O SABER E O CREDO: OS INTELECTUAIS CATÓLICOS E A DOUTRINA DA ESCOLA NOVA (1924-1940) Autor: BERNADETE DE LOURDES STREISKY STANG
Nº do Conteudo: 12385
Catalogação: 21/10/2008 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12385@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12385@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.12385
Resumo:
No final dos anos de 1920 e na década de 1930, o Brasil
foi
palco de disputas importantes. Não só o campo da política
passou por um processo de reordenamento estrutural como
também a educação se tornou alvo de interesse público e
motivo de debates acalorados. Nossos educadores - o que
para a época equivale dizer os nossos intelectuais das
mais
diversas áreas - tomaram para si a responsabilidade de
conduzir as discussões sobre o moderno, o novo, o
necessário e se posicionaram de acordo com suas
convicções,
para melhor divulgar e defender a sua forma de pensar a
educação e seu papel na sociedade.
Dois grupos se destacaram nesse processo: católicos e
pioneiros. Ambos
acreditavam na educação como um elemento regenerador e de
fundamental
importância para a construção de uma identidade nacional
e
ambos elegeram a
matéria impressa como lugar de debate em defesa de suas
premissas,
fundamentadas pela filosofia da Escola Nova. Os
intelectuais qualificados como
católicos constituíram um grupo complexo e heterogêneo,
unido por ideais em
comum. Nessa perspectiva, este trabalho tem por objetivo
compreender como
estes intelectuais se apropriaram da nova doutrina
educacional dentro dos moldes
da sua fé e como traduziram nos seus discursos a sua
leitura de mundo e o modelo
de educação que defendiam, percebendo quais foram as
sintonias e nuances entre
os seus membros e como estas aparecem no debate
pedagógico
publicado em suas
Revistas.