$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC |



Título: ESCOLA, CONHECIMENTOS E CULTURAS: PROJETOS DE INVESTIGAÇÃO COMO ESTRATÉGIA TEÓRICO-METODOLÓGICA DE REORGANIZAÇÃO CURRICULAR
Autor: ADELIA MARIA NEHME SIMAO E KOFF
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  VERA MARIA FERRAO CANDAU - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 12370
Catalogação:  20/10/2008 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12370@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12370@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.12370

Resumo:
Trata-se de um estudo de caso, de inspiração etnográfica, cujas observações participantes, entrevistas individuais e coletivas, bem como as análises documentais foram realizadas no período de 2005/2006, abrangendo espaços, tempos e sujeitos da quinta série do Ensino Fundamental de uma escola privada, situada na Zona Sul do Rio de Janeiro e reconhecida pela comunidade de educadores por sua excelência. Trata-se, portanto de uma pesquisa de natureza qualitativa que se insere no conjunto de estudos sobre a instituição escolar, de um modo geral e que, mais especificamente, se dedica ao tema da organização do currículo e do conhecimento escolar. Nesse sentido, busca conhecer e compreender o que estava acontecendo no interior de uma experiência pedagógica de caráter inovador que estava sendo desenvolvida desde 2003, quando a escola faz a opção de trabalhar mediante projetos de investigação. Privilegiando como focos de discussão aspectos que se relacionam à tensão currículo integrado e currículo por disciplina, à constituição e/ou organização do conhecimento escolar, aos limites e possibilidades da escola como espaço de circulação e/ou cruzamento de conhecimentos e culturas e, ainda, às próprias características da configuração de uma prática didática centrada em projetos, o estudo em pauta encontra em autores tais como Fernando Hernandez, Pérez Gómez, Basil Bernstein, Jurjo Torres Santomé, Alice Casimiro Lopes, entre outros, elementos para fundamentar suas análises e interpretações. Questões como: a apropriação de diferentes espaços como lugares de aprendizagem, a construção da autonomia dos/as alunos/as e o seu papel de protagonistas, o impacto do trabalho coletivo dos/as professores/as, a manutenção das disciplinas como tecnologia da organização curricular, bem como a possibilidade ressignificar o lugar que ocupam no trabalho por e com projetos, o diálogo entre diferentes conhecimentos e a construção do conhecimento escolar, o uso de múltiplas linguagens e os projetos de investigação emergem e são objetos de reflexão. A intenção é oferecer subsídios para o aprofundamento da reflexão e da produção do conhecimento sobre a escola percebida como uma instituição que, além de estar atenta às necessidades que marcam a complexidade do século XXI, seja comprometida com a formação de cidadãos e cidadãs mais críticos/as, criativos/as, autônomos/as e sujeitos da construção de um mundo menos dogmático e mais solidário.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT E SUMÁRIO  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
CAPÍTULO 6  PDF
CAPÍTULO 7  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui