$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC |



Título: A VISÃO DE PROFISSIONAIS DE NÍVEL SUPERIOR SOBRE AS ATUAIS RELAÇÕES DE TRABALHO NAS EMPRESAS CAPITALISTAS E AS POSSIBILIDADES DE SER SUJEITO NESTE CONTEXTO
Autor: RENATA MACHADO RIBEIRO NUNES
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  JOSE ROBERTO GOMES DA SILVA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 12356
Catalogação:  16/10/2008 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12356@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12356@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.12356

Resumo:
O atual estágio do capitalismo imprime uma concorrência feroz às empresas, que tem a sobrevivência como necessidade mais premente em um cenário constantemente em mutação. Nesse ambiente, desenha- se um novo perfil das relações de trabalho nas empresas capitalistas que, na visão de autores como Capelli (1999) e Boltanski e Chiapello (2002) guarda inúmeras inconsistências. Uma das principais inconsistências é a de que, ao mesmo tempo em que se diz que as pessoas são os principais ativos organizacionais e delas se espera um nível de participação mais ativa, a lógica que rege as relações de trabalho parece ser cada vez mais a de resultados de curto prazo e de enfraquecimento dos vínculos de emprego. O presente estudo tem, então, como objetivo conhecer a percepção dos profissionais de nível superior de empresas capitalistas sobre as relações atuais de trabalho e suas possibilidades de serem sujeitos neste contexto. Os resultados sugerem que os indivíduos tendem a enxergar as atuais relações de trabalho nas empresas como um jogo cujas regras são incontestáveis, sobre as quais possuem poucas possibilidades de interferência. Ao mesmo tempo em que demonstram esse grau de conformidade com as regras do jogo, revelam sentir também, no entanto, angústia ou frustração por não encontrarem espaço suficiente para expressarem plenamente suas crenças e expectativas. Além disso, revelam que o esforço de manter a empregabilidade tem um custo pessoal elevado e que as empresas pouco participam desse esforço, deixando-o exclusivamente a cargo do próprio indivíduo.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui