$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC |



Título: LER, OUVIR, PENSAR E ESCREVER: A FORMAÇÃO DE LEITOR/ESCRITOR EM CURSO DE PRÉ-VESTIBULAR COMUNITÁRIO
Autor: CLEA MOREIRA DE OLIVEIRA CRESTA DE MORAES
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  ELIANA LUCIA MADUREIRA YUNES GARCIA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 12237
Catalogação:  24/09/2008 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12237@1
Referência [es]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12237@4
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.12237

Resumo:
A pesquisa intitulada Ler, pensar, ouvir escrever: formação de leitor/escritor em pré-vestibular comunitário estuda a aquisição do hábito de leitura e do desenvolvimento da escrita em jovens oriundos da classe popular, que ingressaram na Universidade depois de freqüentarem cursos comunitários de pré-vestibular em lugar de cursos convencionais. Os círculos de leitura ora estudados foram oferecidos em quatro situações distintas: a primeira delas teve caráter de círculo de leitura propriamente dito, promovida pela Universidade; duas delas foram oferecidas como disciplinas de cursos preparatórios; e a quarta elaborada para desenvolver as mesmas habilidades também na tela do computador. Estes jovens apresentavam várias dificuldades no âmbito cognitivo que foram, aos poucos, superadas por meio da leitura, da prática sistêmica do ato de ler e escrever, do ato de ouvir e pensar, resultando também na melhoria da expressão oral e do desempenho acadêmico. Assim, é necessário ressaltar que o objetivo deste estudo é mostrar que os círculos de leitura são eficientes na formação do leitor jovem e adulto. Mais ainda, na formação daqueles pertencentes às classes populares e marginalizadas, com pouco ou nenhum contato com leituras prévias, textos de boa qualidade e monitores comprometidos que possam formá-los e prepará-los para a educação superior.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, RESUMEN E SUMÁRIO  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
CAPÍTULO 6  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui