$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC |



Título: ENSINANDO, APRENDENDO E PESQUISANDO: PROFESSORA E ALUNOS TRABALHANDO PELO ENTENDIMENTO DA INTERAÇÃO EM SALA DE AULA
Autor: CLARISSE GUEDES DE SENA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  INES KAYON DE MILLER - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 11935
Catalogação:  18/07/2008 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=11935@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=11935@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.11935

Resumo:
Esta pesquisa em sala de aula, orientada pelos princípios da Prática Exploratória (Allwright, 2003), se caracteriza como trabalho-para-entendimento. Constitui-se em um trabalho conjunto da professora-pesquisadora e seus alunos de uma turma de inglês como língua estrangeira, na busca de entendimentos quanto à interação em sala de aula. A investigação se realizou através de atividades pedagógicas com potencial exploratório e discussões. O material discursivo gerado foi analisado à luz de teorias que tratam das características de cada tópico. Para a análise, foram utilizados os seguintes conceitos: a) discurso e dialogismo (Bakhtin, 2003); b) crença e pensamento reflexivo (Dewey, 1959; 1979); e c) sistema de crenças (Richards, 1998; Richards & Lockhart, 1994; Barcelos, 2004). O trabalho-para-entendimento buscou alcançar maiores entendimentos de todos os participantes quanto às suas crenças, discursos e ações relacionados ao processo de ensino-aprendizagem, visando a qualidade de vida do grupo. Os entendimentos alcançados pela professora-pesquisadora mostram que o discurso dos alunos reflete os princípios do ensino como transmissão de conhecimento, apesar de suas ações estarem em conformidade com a abordagem construtivista. Foi também notado que o discurso dos estudantes se tornava mais compatível com suas ações quando era baseado nas suas próprias experiências como alunos. A reflexão gerada neste trabalho, orientado pelos princípios da Prática Exploratória, levou a professora-pesquisadora e seus alunos a ficarem mais conscientes da complexidade da interação em sala de aula e de suas responsabilidades no processo de ensino-aprendizagem.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui