$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC |



Título: O NOVO (VELHO) HOMEM: UM ESTUDO PSICOSSOCIAL SOBRE A IMAGEM MASCULINA EM LIVROS DE AUTO-AJUDA
Autor: SONIA SUELY DE ALMEIDA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  BERNARDO JABLONSKI - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 11854
Catalogação:  27/06/2008 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=11854@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=11854@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.11854

Resumo:
O presente trabalho aborda o tema da imagem masculina, sob o aspecto da comunicação interpessoal, em duas obras de auto-ajuda para casais: Por que os homens fazem sexo e as mulheres fazem amor? Uma visão científica (e bemhumorada) de nossas diferenças, de Pease & Pease, e Homens são de marte, mulheres são de vênus: um guia prático para melhorar a comunicação e conseguir o que você quer nos seus relacionamentos, de Gray. A pesquisa busca analisar de que forma o homem está retratado, na relação homem-mulher, nos livros mais vendidos no Rio de Janeiro no período compreendido entre 2001 e 2005. Partindo dos pressupostos da psicologia social - e de contribuições teóricas de ciências afins -, são contempladas questões referentes à comunicação humana como interação social, a comunicação de massa e o livro de auto-ajuda, aos papéis masculinos antigos e contemporâneos, entre outras. Utiliza-se como instrumento metodológico a Análise de Discurso, baseando-se principalmente no MEDS - Método de Explicitação do Discurso Subjacente. Observa-se, através dos estudos considerados, que nos discursos dos livros de auto-ajuda o representante do sexo masculino apresenta-se com características comportamentais tanto associadas a épocas antigas quanto a condutas marcadamente contemporâneas - panorama que reflete o contexto do intitulado novo homem. Os dois livros de auto-ajuda reverberam uma imagem masculina já encontrada na sociedade, disponibilizando para o homem um leque de condutas que, provavelmente, o levará aos mesmos conflitos já vivenciados por ele, o que já é corroborado por estudos acadêmicos atuais. Os resultados desta pesquisa, assim, trazem alguns subsídios que visam possibilitar um melhor entendimento sobre a condição sociocultural do representante masculino na atualidade; e também, elementos para a compreensão da relação homem-mulher por parte de profissionais do campo da psicoterapia e de estudos psicossociais voltados a relacionamentos.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
CAPÍTULO 6  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui