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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: TUDO DE NOVO NO FRONT: O IMPRESSO COMO ESTRATÉGIA DE LEGITIMAÇÃO DO CENTRO BRASILEIRO DE PESQUISAS EDUCACIONAIS (1952-1964) Autor: FERNANDO CESAR FERREIRA GOUVEA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
ANA WALESKA POLLO CAMPOS MENDONCA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 11846
Catalogação: 25/06/2008 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=11846@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=11846@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.11846
Resumo:
Título: TUDO DE NOVO NO FRONT: O IMPRESSO COMO ESTRATÉGIA DE LEGITIMAÇÃO DO CENTRO BRASILEIRO DE PESQUISAS EDUCACIONAIS (1952-1964) Autor: FERNANDO CESAR FERREIRA GOUVEA
Nº do Conteudo: 11846
Catalogação: 25/06/2008 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=11846@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=11846@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.11846
Resumo:
O presente trabalho tem como objetivo analisar a
contribuição dos impressos pedagógicos como instrumentos de
legitimação institucional na área de educação.
Especificamente, neste estudo, examinar o papel da Revista
Brasileira de Estudos Pedagógicos, da Revista Educação e
Ciências Sociais e do Boletim Mensal do Centro Brasileiro de
Pesquisas Educacionais na tentativa de legitimação do Centro
Brasileiro de Pesquisas Educacionais (CBPE) no âmbito do
Ministério da Educação Cultura (MEC) e sob o comando do
Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos (INEP) no período
de 1952 a 1964. Parto do pressuposto que foi colocada em
jogo uma rede de impressos para tal processo de legitimação
que possibilitou o acionamento de três estratégias para a
consubstanciação deste projeto: a estratégia de articulação,
por serem os impressos veículos de informação de uma
instituição que almejou o máximo envolvimento de todos os
atores; a estratégia de intervenção, haja vista a
possibilidade de pensar os impressos enquanto vozes oficiais
da instituição que buscou organizar a sua representação
institucional nos planos internacional, nacional e regional
e, por fim, a estratégia de legitimação em que os impressos
são escrituras que buscaram imprimir e erigir a memória de
um determinado grupo de poder como hegemônica e
paradigmática no campo educacional e, no caso do CBPE,
também no campo das Ciências Sociais. Deste modo, insere-se
esta pesquisa no bojo da história cultural e da história
política e procura estabelecer possibilidades de compreensão
do período em tela para a historiografia da educação
brasileira, lançando luzes nas trincheiras da guerra pelo
controle da educação nacional que aparece como espaço
privilegiado nas páginas dos impressos da rede montada pelo
Centro Brasileiro de Pesquisas Educacionais sob a direção de
Anísio Teixeira e seus colaboradores.