XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: OBSERVANDO A CONEXÃO AFETIVA EM CRIANÇAS AUTISTAS Autor: ANA MARIA CAMELO CAMPOS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
CAROLINA LAMPREIA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 11625
Catalogação: 13/05/2008 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=11625@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=11625@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.11625
Resumo:
Título: OBSERVANDO A CONEXÃO AFETIVA EM CRIANÇAS AUTISTAS Autor: ANA MARIA CAMELO CAMPOS
Nº do Conteudo: 11625
Catalogação: 13/05/2008 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=11625@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=11625@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.11625
Resumo:
A capacidade de conexão afetiva parece faltar às crianças
com autismo o que prejudica as experiências intersubjetivas
primária e secundária e, consequentemente, o
desenvolvimento simbólico. As pesquisas desenvolvidas
para a compreensão dos déficits na capacidade simbólica das
crianças com transtorno do espectro autista (TEA)
identificam dados quantitavos em relação aos
comportamentos sociais, comunicativos pré-verbais e verbais
e afetivos. No entanto, existe uma lacuna na tentativa de
compreender como é a qualidade das interações sócio-
afetivas iniciais destas crianças. Sabe-se que a conexão
afetiva é pré-requisito básico para o desenvolvimento
típico (DT) da capacidade de simbolizar. Esta pesquisa teve
como objetivo investigar se e como ocorreu a conexão
afetiva de 2 crianças TEA estando elas em interação com uma
terapeuta. Foi incluído um grupo controle composto por 2
crianças DT. A descrição qualitativa de 5 cenas de filmagem
mostrou que, apesar de haver diferenças qualitativas entre
o grupo TEA e o grupo DT, é possível observar sinais sutis
da conexão afetiva entre crianças autistas e a terapeuta.
Descrição | Arquivo |
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT E SUMÁRIO | |
CAPÍTULO 1 | |
CAPÍTULO 2 | |
CAPÍTULO 3 | |
CAPÍTULO 4 | |
CAPÍTULO 5 | |
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS |