XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: RESULTADOS ESCOLARES E RESPONSABILIZAÇÃO NO RIO DE JANEIRO Autor: JOSE ROBERTO DA SILVA RODRIGUES
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
FRANCISCO CRESO JUNQUEIRA FRANCO JUNIOR - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 10418
Catalogação: 24/08/2007 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10418@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10418@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.10418
Resumo:
Título: RESULTADOS ESCOLARES E RESPONSABILIZAÇÃO NO RIO DE JANEIRO Autor: JOSE ROBERTO DA SILVA RODRIGUES
Nº do Conteudo: 10418
Catalogação: 24/08/2007 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10418@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10418@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.10418
Resumo:
O presente estudo objetivou relacionar o programa de
avaliação e
responsabilização escolar - Nova Escola à evolução atual
do ensino médio da rede
estadual do Rio de Janeiro. Nosso objetivo principal era
verificar em que medida
o Nova Escola pode ser relacionado à evolução dos
resultados escolares do Estado
do Rio entre 2000 e 2005.
Numa perspectiva qualitativa, o Nova Escola foi analisado
a luz de pesquisa
documental que teve como principal objeto a documentação
referente ao próprio
programa. Procuramos compreender a natureza do processo de
responsabilização,
os instrumentos de avaliação utilizados ao longo dos anos
bem como as oscilações
destes últimos entre as categorias de avaliação - baseadas
em resultado, processo,
norma, critério e progresso escolar. Em outra, de cunho
quantitativo, foram
observados os dados referentes à proficiência (Saeb) e
fluxo (Censo Escolar) no
entorno do mesmo período. Estes dados foram observados
através da comparação
com os resultados escolares de outros estados do país.
Junto aos dados de fluxo foi possível verificar uma
pequena melhora no primeiro
biênio do programa, mas que não se sustentou nos anos
seguintes. Na proficiência
em Língua Portuguesa o estado obteve um desempenho melhor
em relação a
outros estados. De maneira geral constatou-se um impacto
do programa sobre os
resultados escolares como um todo que, embora menos
expressivo em alguns
indicadores, tornou mais estáveis os resultados escolares
do estado do RJ.
Descrição | Arquivo |
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS | |
CAPÍTULO 1 | |
CAPÍTULO 2 | |
CAPÍTULO 3 | |
CAPÍTULO 4 | |
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS |