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Título: DE VOLTA À ESCOLA: ESCOLARIZACAO E FORMAS DE SOCIABILIDADE DE JOVENS DAS CAMADAS POPULARES
Autor: MARIA ELENA MARTINEZ
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  VERA MARIA FERRAO CANDAU - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 10043
Catalogação:  13/06/2007 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10043@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10043@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.10043

Resumo:
A análise das formas de sociabilidade de jovens, alunos e alunas do ensino médio para jovens e adultos na Argentina podem ser de importância para explicar os processos de escolarização. A tese resume algumas das principais questões sobre o tema dos jovens, suas práticas culturais e a relação com a escola, surgidas de pesquisas feitas na Argentina e América Latina durante a última década. Através de observações, questionários e entrevistas, examina o impacto social das mudanças em relação às configurações familiares e aos grupos de pares, na perspectiva dos trabalhos de Pierre Bourdieu e Bernard Lahire. Considera também o lugar das novas tecnologias de comunicação e da informação na configuração das novas juventudes das camadas populares, um fenômeno emergente que tem cada vez mais visibilidade. Teve como finalidade compreender o conjunto de disposições vinculadas às formas de sociabilidade que podem explicar, em parte, a permanência no processo de escolarização e as múltiplas estratégias na tentativa de escapar da desfiliação escolar no ensino médio. O conhecimento aprofundado da vida dos jovens pode oferecer pistas para pensar sobre as condições de possibilidade de mudanças nas políticas de escolarização que favoreçam a finalização dos estudos nas camadas populares, tendo em perspectiva uma educação baseada em princípios de justiça e reconhecimento para os novos jovens.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT E SUMÁRIO  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
CAPÍTULO 6  PDF
BIBLIOGRAFIA E ANEXOS  PDF
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