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Título: JUSTIÇA AMBIENTAL E RACISMO AMBIENTAL: UMA PROPOSTA DE OFICINA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA
Autor: JEFFERSON BRITO DE SOUZA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  VITOR HUGO DOS SANTOS GOMES MAIA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 66811
Catalogação:  24/05/2024 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=66811&idi=1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=66811&idi=2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.66811

Resumo:
O presente trabalho faz uma discussão a respeito da definição de meio ambiente tentando aplicar a concepção sobre o termo incluindo nela aspectos sociais, culturais e políticos. Nesse percurso traz à tona dois outros conceitos complementares à noção de meio ambiente, que são: justiça ambiental e racismo ambiental. Este trabalho de monografia faz uma revisão teórica sobre esses dois termos e apresenta o histórico de construção desses conceitos em âmbito nacional e internacional e as implicações que essas noções têm para o campo da biologia. Na sequência, o trabalho discute a pertinência de inclusão desses conceitos no Ensino de Ciências e de Biologia, sobretudo para alunos de comunidades periféricas do Rio de Janeiro. Para elucidar essa discussão, o estudo aqui apresentado elabora uma proposta de trabalho, pautada em oficinas pedagógicas, tendo como público-alvo alunos do 9º ano do Ensino fundamental, que varia de idade 14 a 17 anos de idade, tanto de escolas públicas quanto privadas, das localidades da Zona Sul e de áreas periféricas do Rio de Janeiro. A conclusão do trabalho mostra a imensa possibilidade que um trabalho com oficinas pedagógicas abre para o ensino de temas tão complexos como os conceitos de justiça ambiental e racismo ambiental. A oficina construída no desenvolvimento dessa monografia coloca os alunos como sujeitos do seu processo de aprendizagem dos conceitos e os faz pensar a realidade encontrada no ambiente de suas comunidades. Além disso os convoca a pensar maneiras de enfrentamento das injustiças ambientais presentes no seu cotidiano.

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