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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: JUSTIÇA AMBIENTAL E RACISMO AMBIENTAL: UMA PROPOSTA DE OFICINA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA Autor: JEFFERSON BRITO DE SOUZA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO Colaborador(es): VITOR HUGO DOS SANTOS GOMES MAIA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 66811
Catalogação: 24/05/2024 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=66811&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=66811&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.66811
Resumo:
Título: JUSTIÇA AMBIENTAL E RACISMO AMBIENTAL: UMA PROPOSTA DE OFICINA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA Autor: JEFFERSON BRITO DE SOUZA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO Colaborador(es): VITOR HUGO DOS SANTOS GOMES MAIA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 66811
Catalogação: 24/05/2024 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=66811&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=66811&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.66811
Resumo:
O presente trabalho faz uma discussão a respeito da definição de meio ambiente
tentando aplicar a concepção sobre o termo incluindo nela aspectos sociais, culturais e
políticos. Nesse percurso traz à tona dois outros conceitos complementares à noção de
meio ambiente, que são: justiça ambiental e racismo ambiental. Este trabalho de
monografia faz uma revisão teórica sobre esses dois termos e apresenta o histórico de
construção desses conceitos em âmbito nacional e internacional e as implicações que
essas noções têm para o campo da biologia.
Na sequência, o trabalho discute a pertinência de inclusão desses conceitos no
Ensino de Ciências e de Biologia, sobretudo para alunos de comunidades periféricas do
Rio de Janeiro. Para elucidar essa discussão, o estudo aqui apresentado elabora uma
proposta de trabalho, pautada em oficinas pedagógicas, tendo como público-alvo alunos
do 9º ano do Ensino fundamental, que varia de idade 14 a 17 anos de idade, tanto de
escolas públicas quanto privadas, das localidades da Zona Sul e de áreas periféricas do
Rio de Janeiro.
A conclusão do trabalho mostra a imensa possibilidade que um trabalho com
oficinas pedagógicas abre para o ensino de temas tão complexos como os conceitos de
justiça ambiental e racismo ambiental. A oficina construída no desenvolvimento dessa
monografia coloca os alunos como sujeitos do seu processo de aprendizagem dos
conceitos e os faz pensar a realidade encontrada no ambiente de suas comunidades. Além
disso os convoca a pensar maneiras de enfrentamento das injustiças ambientais presentes
no seu cotidiano.
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