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Coleção Digital
Título: FACES (IN) VISÍVEIS DOS RELATOS COTIDIANOS: OS TIPOS DE DISCURSOS NO DOCUMENTÁRIO BRASILEIRO Autor: MARCIO GABRIEL DA SILVA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
JOSE CARLOS RODRIGUES (JOSE CARLOS SOUZA RODRIGUES) - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 47431
Catalogação: 14/04/2020 Liberação: 14/04/2020 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=47431&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=47431&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.47431
Resumo:
Título: FACES (IN) VISÍVEIS DOS RELATOS COTIDIANOS: OS TIPOS DE DISCURSOS NO DOCUMENTÁRIO BRASILEIRO Autor: MARCIO GABRIEL DA SILVA
Nº do Conteudo: 47431
Catalogação: 14/04/2020 Liberação: 14/04/2020 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=47431&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=47431&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.47431
Resumo:
O presente trabalho é uma contribuição às análises na Comunicação sobre
os conceitos de narrativa, de relato e de discurso nos filmes documentários, a fim
de, através de um estudo transdisciplinar, analisar a construção das identidades
dos indivíduos e as regras para visibilidade social das pessoas, através do cinema, de populações marginalizadas. A pesquisa adota uma abordagem empírica
para mapear os usos desses conceitos no cinema documentário brasileiro, por
meio de um recorte analítico sobre obras com temáticas etnicossociais. Assim,
busca identificar como a constituição social afeta os discursos cinematográficos?
Quais os tipos de abordagens aos enunciados aparecem nos documentários? Como
esses filmes acessam o que é público, privado ou íntimo dos indivíduos em seus
cotidianos? Como constroem a identidade das pessoas apresentadas na tela? Quais
os modos de representação de realidade usados nos filmes? Como o documentário
pode dar visibilidade social para indivíduos e culturas marginalizadas, por intermédio de uma abordagem discursiva? Para esta análise será utilizado o método
arqueológico de Michel Foucault para análise dos discursos.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |