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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: CONTAS A CONTAR: A COMPOSIÇÃO DA INTRIGA COMO PRINCÍPIO FORMAL PARA O DESIGN DE NARRATIVAS VERBO-ICÔNICAS DESTINADAS À APRESENTAÇÃO DE ESTATÍSTICAS Autor: MARCOS BALSTER FIORE CORREIA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
NILTON GONCALVES GAMBA JUNIOR - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 27641
Catalogação: 13/10/2016 Liberação: 01/11/2016 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27641&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27641&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.27641
Resumo:
Título: CONTAS A CONTAR: A COMPOSIÇÃO DA INTRIGA COMO PRINCÍPIO FORMAL PARA O DESIGN DE NARRATIVAS VERBO-ICÔNICAS DESTINADAS À APRESENTAÇÃO DE ESTATÍSTICAS Autor: MARCOS BALSTER FIORE CORREIA
Nº do Conteudo: 27641
Catalogação: 13/10/2016 Liberação: 01/11/2016 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27641&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27641&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.27641
Resumo:
A presente tese investiga como o saber narrativo tem sido e como pode vir a ser aplicado no design de apresentações gráfico-visuais de estatísticas. De início, fatores histórico-culturais são discutidos criticamente com o intuito de identificar os motivos pelos quais a narrativa veio a ser indicada, por publicações sobre disseminação de estatísticas e design da informação, como uma solução para problemas de compartilhamento de informações. Em seguida, conhecimentos teóricos sobre a narrativa (sua conceituação, elementos constituintes e estruturação formal) são revistos e, então, aplicados tanto no exame de exemplares de artefatos que veiculam informações em meios gráfico-visuais (relatórios de pesquisa, notícias e infográficos, entre outros) quanto no design experimental de uma narrativa verbo-icônica que apresenta estatísticas provenientes dos censos demográficos do Brasil. Como método, seguem-se procedimentos de pesquisa qualitativa, fundamentados na hermenêutica de Paul Ricoeur e em seu conceito de composição da intriga, tido pelo autor como o princípio formal da configuração narrativa. A tese demonstra como problemas de representação influem no trabalho de retratar um coletivo social por meio de estatísticas e oferece apontamentos para equacionar questões de design e narrativa a fim de que o retrato produzido alcance seu efeito próprio ou érgon: uma compreensão confiável de como essa coletividade é.
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NA ÍNTEGRA |