Fontes Controladas

As fontes controladas podem ser de tensão ou corrente. São denominadas controladas porque dependem do valor de uma outra corrente ou tensão de algum trecho do circuito ou mesmo de uma outra fonte independente do circuito.

Existem, assim, quatro tipos de fontes controladas:

A seguir são apresentados alguns exemplos destes tipos de fontes. Elas são usadas para modelar circuitos eletrônicos. Observa-se que uma fonte controlada não é necessariamente um elemento de dois terminais pois, para ser caracterizada completamente, precisa-se indicar no diagrama a fonte controlada e o elemento de circuito que a está controlando.




Tensão x Tensão
 
A figura 1 apresenta um exemplo de uma fonte de tensão controlada por outra tensão, sendo esta de uma fonte independente. 

A fonte de 3v é controlada pela grandeza v em azul no circuito, que é a tensão nos terminais da fonte independente.

Figura 1




Corrente x Corrente

 Nas figuras 2 e 3 são apresentados exemplos de fontes de corrente controladas por corrente.

Estas figuras são o modelo de um transistor e ele possui duas fontes controladas por uma outra grandeza característica do circuito. A fonte na extrema esquerda é um sinal de entrada qualquer. Por exemplo a fonte de corrente bib é controlada pela corrente ib e a fonte de tensão mVce é controlada pela tensão Vce.
 
Figura 2
Figura 3




Corrente x Tensão
 
Fontes de corrente controladas por tensão onde g é o inverso da impedância (admitância) do circuito ligado em série com a fonte controlada.
Figura 4




Tensão x Corrente
 
Fontes de tensão controladas por corrente, onde r é a impedância do circuito ligado em paralelo com a fonte controlada.
Figura 5